quinta-feira, 18 de março de 2010

Conclusão

Aluna K
Eu gostei de realizar este trabalho, porque adoro animais e não concordo que os animais entrem em perigo de extinção.

Acho que eles tem o mesmo direito que nós à vida. Lembramos – nos deste tema, porque todas gostamos muito de falar sobre o tema em causa. Como todos os outros desafios, este não poderia ser excepção, houve falta de empenho de todas nós, houve problemas que conseguimos superar ao longo do tempo. Adorei realizar o bolg. Gostei de realizar este trabalho também pelo facto que me faz lembrar aquilo que mais adoro (os escuteiros). Nós escuteiros temos algumas leis e princípios, uma das leis diz – nos que o escuta protege as plantas e os animais o que me fez também com que eu me interessa – se mais pelo tema.

Não gostei muito do facto de ter sido eu a realizar o trabalho em si, claro que tive ajuda das minhas colegas de grupo, mas acho que elas poderiam ter ajudado mais quo que fizeram.

Aluna Y
Acho este tema bastante engraçado não só por ter aprendido mais sobre algumas espécies como percebi que a maneira como o Homem intervém na natureza é decisiva para todas as espécies do mundo animal. Acho que se deviam fazer mais campanhas de sensibilização para a protecção das espécies e do seu habitat e deviam reforçar a guarda-florestal para evitar catástrofes como o abate em massa de florestas e como os incêndios.

Aluna X
Eu gostei de fazer este trabalho porque eu gosto muito de animais, e apesar de não ter trabalhado muito, eu aprendi imenso sobre os animais em extinção. E eu também acho que se devia isentivar mais as pessoas para a luta contra a morte e extinção de espécies, e também reforçar a guarda-florestal. Para ver se, se acabava com os casacos de pele verdadeiros e o trafico ilegal de animais, para que as nossas gerações seguintes possam ver as mesmas espécies que nós.

A Ocêania

Quando se fala da Oceânia pensamos imediatamente na imensa ilha que é a Austrália.
Esta é a zona do planeta que associamos normalmente a animais como os cangurus, crocodilos, tubarões, avestruzes, etc... Mas além destes animais temos muitos mais, além de inúmeras plantas e insectos raros. A Oceânia abrange a Austrália, a Nova Zelândia, a Papua Nova Guiné e ainda imensas ilhas no oceano Pacífico (como as ilhas Cook). A grande barreira de Coral ao longo da costa australiana tem uma das maiores concentrações de espécies marinhas do mundo (Tubarões brancos, serpentes marinhas, etc...).

Mas relativamente aos animais em vias de extinção, não podemos deixar de referir o Diabo da Tasmânia, o Ornitorrinco, etc. Neste continente existe uma preocupação muito grande pelas espécies ameaçadas pelo Homem. O Kuala, o Ornitorrinco e o Diabo da Tasmânia estão a ser salvos em reservas próprias por toda a Oceânia.


Informação importante de cada animal da Ocêania

O diabo da Tasmânia
Localiza – se especialmente na ilha da Tasmânia. Habita em zonas rurais e nos desertos. Alimenta – se especialmente de animais mortos, quando isto não esta disponível o diabo da Tasmânia alimenta – se da terra que cava, de insectos, de ovos de pássaros e de qualquer coisa. O macho mede cerca de 6 a 9 kg enquanto que a fêmea pesa cerca de 4 a 5 kg.

Os Kualas
Localiza – se no sudeste e Nordeste da Austrália. Habita especialmente em Eucaliptais. Alimenta – se folhas de eucalipto. O seu comprimento varia entre 60 a 80 cm. Pesa cerca de 7 a 12 kg.


O Ornitorrinco
Localiza – se na secção oriental da Austrália e na ilha da Tasmânia. Habita em rios e lagos de água doce, bem como túneis subterrâneos que escava o solo. O Ornitorrinco é um animal carnívoro e alimenta – se de insectos, vermes e crustáceos de água doce. Mede cerca de 40 cm (sem cauda), a sua cauda mede cerca de 13 cm. O Ornitorrinco pode chegar a pesar no máximo cerca de 4 kg.




segunda-feira, 15 de março de 2010

O continente Europeu

O continente europeu tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos, uma enorme transformação na sua paisagem natural. Desde as zonas mais recônditas da Rússia até às planícies de Portugal é possível encontrar uma grande biodiversidade. Assim como a fauna e a flora variam do Norte para o Sul da Europa, da Europa Ocidental para a Europa de Leste, assim também há uma jurisdição não uniforme nos vários países europeus. Cada país tem as suas próprias leis de conservação e protecção da vida animal. Estas leis são insuficientes e muitas vezes omissas o que levou à extinção do Urso-Pardo e do Cavalo selvagem, em alguns países europeus.

Ameaçados de extinção estão também o Lobo e o Lince ibérico, outrora abundantes em toda a floresta mediterrânica, mas que só se encontram agora em algumas reservas naturais portuguesas e espanholas. Temos muito que fazer se queremos apreciar estas e outras espécies.


Informação de cada animal europeu

A Àguia Real
A águia – real localiza – se geograficamente por uma grande parte do hemisfério norte. Na Europa encontra – se relativamente bem distribuída. Actualmente, a população europeia estima – se entre os 5000 e os 7200 casais nidificantes. Os demais casais distribuem – se nas serras da Peneda, Gerês, região do Tejo Internacional, Marão, troço médio do Guadiana e pontualmente noutras áreas. Alimenta – se de mamíferos, aves e répteis de tamanho médio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos. Na maior parte das situações, as principais presas consumidas são coelho, lebres e várias espécies de galiformes. Em cativeiro é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas. Pesa cerca de 3kg até 6,125 kg. Em liberdade é capaz de durar cerca de 32 anos e em cativeiro é capaz de durar 46 anos.

O lince Ibérico


  Localiza – se em Portugal e Espanha. Prefere os bosques e matagais mediterrânicos. Alimenta – se quase exclusivamente de coelhos - bravos, no entanto, também se alimenta – se de roedores e aves. Mede cerca de 80 até 110cm de comprimento, a sua cauda pode chegar até aos 13 cm. Pesa cerca até 13 kg.

O Lobo Ibérico
Localiza se no norte da península ibérica. Habita naturalmente em florestas. A sua alimentação é muito variedade dependendo da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região. As suas principais presas selvagens são os javalis, o corço, os veados. As suas presas domésticas mais comuns são as ovelhas, as cabras, os cavalos e as vacas. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra. Os machos são capazes de pesara cerca de 30 a 40 kg, enquanto que as fêmeas chegam até aos 35kg.

A lontra
A lontra habita na Europa, numa parte da América do norte, na Ásia e ao longo de toda a América do Sul, incluindo a Argentina e o Brasil. O seu habitat natural é associado a zonas húmidas. Como ribeiras, lagoas, albufeiras. As lontras possuem uma dieta maioritariamente constituída por peixe mas que pode incluir crustáceos, anfíbios, aves e alguns mamíferos consoante a sua disponibilidade e abundância no meio ambiente. Pode medir desde de 60 a 90 cm de comprimento, mais 35 a 47 cm de cauda. Pesa cerca de 6 a 10kg.

O Urso Pardo
Habita especialmente no Norte da América, na Ásia e na Europa. Os ursos pardos são encontrados desde florestas densas a pradarias subalpinas e tundra árctica. É um animal omnívoro. Como mel, frutas, insertos, pequenos animais e peixes. Raramente caça gamos, alces e outros animais. Pode medir desde 1m até 2.80 m. Pesa cerca de 80 a 600kg.

sexta-feira, 12 de março de 2010

O continente Asiatico

É no continente Asiático que se encontra um dos animais ameaçados de extinção mais conhecidos: o Panda Gigante.
As destruições do habitat natural dos animais, combinada com a poluição têm-se revelado uma mistura "explosiva". A verdade é que, se excluirmos a caça, estes dois factores são os principais responsáveis pela redução significativa de determinadas espécies animais.
Por outro lado, a caça intensiva - seja com vista à obtenção de peles para o mercado têxtil (Tigre, Leopardo, etc.); seja com vista à obtenção de partes dos animais para outros mercados (corno de Rinoceronte para a Medicina Tradicional, marfim de Elefante para o mercado de arte, etc.) ou ainda para consumo humano - tem-se revelado uma perigosa e inimiga de muitas espécies animais.

Informação de cada animal asiático

Leopardo das Neves
O leopardo das neves, habita nas montanhas dos Himalaias e nas montanhas do norte da china. Alimenta – se de presas que podem variar entre Yaks com cerca de 200Kg e veados almiscarados com cerca de 10 Kg, e de aves como o faisão ou então pequenas marmotas. Mede entre 1.50 de comprimento, a sua cauda tem cerca de 1 metro e 70cm de altura. Pesa cerca de 80kg e tem um período de gestação de aproximadamente 90 dias.

O Panda Gigante
O Panda Gigante habita principalmente nas florestas de bambu da região montanhosa da china. Alimenta – se exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu. Mede cerca de 1.50M e pode pesar cerca de 160Kg, tem um período de gestação que varia entre os 7 e os 9 meses e podem ter até duas crias. Os pandas têm uma longevidade de vida que varia entre os 10 e os 15 anos em estado selvagem, enquanto que em cativeiro a longevidade aumenta, podendo chegar até aos 30 anos.

O Panda Vermelho
O panda vermelho, é uma animal que habita principalmente nas árvores. Alimenta – se de erva, frutos, raízes e brotos de bambu, come também insectos crias de pássaros. Mede cerca de 35cm de altura, mede até 60 cm de comprimento, e a sua cauda tem cerca de 40 cm. Pode pesar até 4 kg. O seu período de gestação é de 90 a 150 dias.
O rinoceronte de Java
Localiza – se no sudoeste asiático: Indonésia e Vietname. O seu habitat natural são as florestas tropicais densas. Os rinocerontes preferem zonas com muita água e lama. Alimenta – sede bagas, sementes, folhas e frutas. Mede cerca de 1,50 m a talvez alcançar o 1,70 m de altura, o seu comprimento pode chegar até aos 4 m. o eu peso pode chegar até 1400 kg. O seu período de estação é de cerca 16 meses. Pode dura cerca de 35 anos.

Tigre
Localiza – se na índia, manchúria, China e Indonésia. O seu habitat natural foi a Sibéria. Desde ai espalhou – se pelas estepes geladas, florestas húmidas e bosques. Quanto aos hábitos alimentares, a sua alimentação é muito variada. Em geral devora cervos e outros herbívoros, mas quando estes faltam, podem alimentar – se de ursos, na Sibéria, e bovinos, na índia e Indonésia. Mede cerca de 1,42 m até 2,60m. a sua cauda pode atingir cerca de 1 m. A sua altura pode chegar até aos 100 cm. O seu peso pode chegar até aos 320kg.

O continente Americano

O continente americano vai desde o gélido Canadá até às terras quentes da Argentina. Aqui podemos encontrar a floresta amazónica, a ela associamos sempre o extenso rio com o mesmo nome e os seus muitos animais e plantas.
Mas é no norte deste continente, que existe o mais rico país do mundo: os E.U.A. Com a sua variedade enorme de animais e plantas, com muitas reservas naturais, este país tem conseguido salvarem alguns animais como o Búfalo, o puma, os lobos, etc. Na América do Sul o Brasil é de facto o país de referência para quem quer ver no seu estado selvagem o Jaguar, a Arara, o Lobo guará, o Papa-formigas, o Mico-leão, entre outros. Se estes países, de Norte a Sul, conseguirem salvar estas e outras espécies, então será uma vitória para todo o Mundo.

Informação de cada animal americano

 
Arara Azul Grande
Habita em florestas tropicais, é omnívora; alimenta – se de sementes e frutas. Em cativeiro alimenta – se de amendoim, girassol, milho verde e fruta. Pesa cerca de 500g
Costumam nascer 2 crias de cada vez. São alimentadas pelos adultos, que lhes dão a comida, chegam à idade adulta aos 6 meses.

O jaguar
O jaguar habita em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazónia e a Mata da Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. Alimenta – se de Veados, macacos, tapires, aves, répteis, anfíbios, peixes, pequenos roedores, animais domésticos. Normalmente o jaguar, consegue sobreviver alimentando – se de qualquer animal, desde herbívoros até insectos. O seu peso, pode chegar até aos 135 Kg.
O Ocelote
Habita em bosques tropicais, pântanos, campos, savanas e regiões alargadas. Alimenta - - se basicamente de animais silvestres, principalmente de pequeno roedores, mas também de aves, répteis e outros mamíferos. Pesa cerca de 10 kg até 16 kg.


Os Pumas
O puma, habita nas Américas, desde o norte do Canadá até ao extremo da América do sul. Prefere viver em lugares de difícil acesso, como as florestas, desertos e montanhas. Pode pesar, até aos 100 Kg.

A Tartaruga Marinha
A Tartaruga Marinha localiza – se em águas mornas e temperadas, ao longo do mundo. Alimenta – se de moluscos, algas crustáceos e carne. O seu comprimento, por vezes atinge os 2 metros. O seu peso chega até ás 500g.vive cerca de 180 anos. Tem cerca de 1 a 2 centenas de ovos. As tartarugas marinhas, atingem a maturidade sexual, por volta dos 30 anos, a fêmea regressa à praia onde nasceu para enterrar os seus ovos na areia..

O tucano
Localiza – se em florestas tropicais. É uma espécie omnívora, alimenta – se de animais e vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. Mede cerca de 55 a 61 cm de comprimento. Pesa cerca de 530g a 550g.

O continente Africano

Este continente é o que mais associamos á natureza selvagem. Muitos dos animais que vemos em jardins zoológicos e circos com os elefantes, as zebras, os macacos, os leões são provenientes de África. Sabemos quais são as espécies, mais ameaçadas, mas mesmo assim não fazemos nada para as proteger. Os animais extintos em África são: Os gorilas, os elefantes, os leões, os rinocerontes e os chimpanzés.


A informação de cada animal africano

Os Gorilas das Montanhas
Os Gorilas das montanhas, não são mais de 600, estão repartidos em três países, Congo, Uganda e Ruanda, abrigam os últimos gorilas das montanhas. A guerra civil que explodiu em Ruanda, há 10 anos isolou ainda mais gorilas. O nome científico do Gorila da Montanha e Gorilla Gorilla beringei, estes gorilas localizam – se a este do Zaire, Ruanda, Uganda, a altitudes entre os 1600 metros e os 4000 metros. O seu habitat natural é a floresta tropical secundárias. Os gorilas, são animais herbívoros, alimentam se de folhas e de rebentos. Os gorilas machos medem cerca de 1.70 metros e pesam 160 kg, enquanto os gorilas fêmeas medem cerca de 1.50 e pesam 90 kg. Os gorilas vivem cerca de 35 anos.


Os elefantes
Os elefantes são originários de África subsariana. O seu habitat natural, são as savanas e as florestas tropicais, o elefante é herbívoro, alimenta – se cerca de 300 kg diários de vegetais. Os elefantes ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca - se de acordo com a abundância ou escassez do alimento. Mede cerca de 7 ou 8 metros de comprimento e 4 metros de altura, o seu peso é em média 7500 kg. O tempo médio de vida de um elefante é de 70 anos. A caça aos elefantes, é causada principalmente pelo seu marfim, é muito apreciado na China e na Índia, reduz significativamente as populações dos elefantes africanos.

O leão
O habitat natural do Leão, são as savanas. São carnívoros, tem um hábito um pouco invulgar, as fêmeas caçam e alimentam o grupo todo, o macho costuma ser o primeiro a alimentar – se. Quando o macho termina, a sua refeição, as leoas e as crias alimentam – – se de seguida. Na alimentação desta espécie é constituída por: Gnus, Zebras, Búfalos, Gazelas, Girafas e Antílope.


Os Rinocerontes Negros
Os rinocerontes negros localizam – se em savanas e locais com abundância de arbustos. Os rinocerontes negros são herbívoros, comem folhas de acácias e ervas, desloca - se a grandes distâncias para conseguir água. Pesa cerca de 800 Kg a 1350kg.






O chimpanzé
O chimpanzé habita em florestas húmidas produtoras de frutos. Desde o nível médio das águas doa mar até aos 2000 metros. Alimentam – se de frutas, cerca de 5% de insectos e pequenos mamíferos. O chimpanzé macho pesa cerca de 40 Kg, e o chimpanzé fêmea, pesa cerca de 30Kg.