sexta-feira, 12 de março de 2010

O continente Africano

Este continente é o que mais associamos á natureza selvagem. Muitos dos animais que vemos em jardins zoológicos e circos com os elefantes, as zebras, os macacos, os leões são provenientes de África. Sabemos quais são as espécies, mais ameaçadas, mas mesmo assim não fazemos nada para as proteger. Os animais extintos em África são: Os gorilas, os elefantes, os leões, os rinocerontes e os chimpanzés.


A informação de cada animal africano

Os Gorilas das Montanhas
Os Gorilas das montanhas, não são mais de 600, estão repartidos em três países, Congo, Uganda e Ruanda, abrigam os últimos gorilas das montanhas. A guerra civil que explodiu em Ruanda, há 10 anos isolou ainda mais gorilas. O nome científico do Gorila da Montanha e Gorilla Gorilla beringei, estes gorilas localizam – se a este do Zaire, Ruanda, Uganda, a altitudes entre os 1600 metros e os 4000 metros. O seu habitat natural é a floresta tropical secundárias. Os gorilas, são animais herbívoros, alimentam se de folhas e de rebentos. Os gorilas machos medem cerca de 1.70 metros e pesam 160 kg, enquanto os gorilas fêmeas medem cerca de 1.50 e pesam 90 kg. Os gorilas vivem cerca de 35 anos.


Os elefantes
Os elefantes são originários de África subsariana. O seu habitat natural, são as savanas e as florestas tropicais, o elefante é herbívoro, alimenta – se cerca de 300 kg diários de vegetais. Os elefantes ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca - se de acordo com a abundância ou escassez do alimento. Mede cerca de 7 ou 8 metros de comprimento e 4 metros de altura, o seu peso é em média 7500 kg. O tempo médio de vida de um elefante é de 70 anos. A caça aos elefantes, é causada principalmente pelo seu marfim, é muito apreciado na China e na Índia, reduz significativamente as populações dos elefantes africanos.

O leão
O habitat natural do Leão, são as savanas. São carnívoros, tem um hábito um pouco invulgar, as fêmeas caçam e alimentam o grupo todo, o macho costuma ser o primeiro a alimentar – se. Quando o macho termina, a sua refeição, as leoas e as crias alimentam – – se de seguida. Na alimentação desta espécie é constituída por: Gnus, Zebras, Búfalos, Gazelas, Girafas e Antílope.


Os Rinocerontes Negros
Os rinocerontes negros localizam – se em savanas e locais com abundância de arbustos. Os rinocerontes negros são herbívoros, comem folhas de acácias e ervas, desloca - se a grandes distâncias para conseguir água. Pesa cerca de 800 Kg a 1350kg.






O chimpanzé
O chimpanzé habita em florestas húmidas produtoras de frutos. Desde o nível médio das águas doa mar até aos 2000 metros. Alimentam – se de frutas, cerca de 5% de insectos e pequenos mamíferos. O chimpanzé macho pesa cerca de 40 Kg, e o chimpanzé fêmea, pesa cerca de 30Kg.

Sem comentários: