segunda-feira, 15 de março de 2010

O continente Europeu

O continente europeu tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos, uma enorme transformação na sua paisagem natural. Desde as zonas mais recônditas da Rússia até às planícies de Portugal é possível encontrar uma grande biodiversidade. Assim como a fauna e a flora variam do Norte para o Sul da Europa, da Europa Ocidental para a Europa de Leste, assim também há uma jurisdição não uniforme nos vários países europeus. Cada país tem as suas próprias leis de conservação e protecção da vida animal. Estas leis são insuficientes e muitas vezes omissas o que levou à extinção do Urso-Pardo e do Cavalo selvagem, em alguns países europeus.

Ameaçados de extinção estão também o Lobo e o Lince ibérico, outrora abundantes em toda a floresta mediterrânica, mas que só se encontram agora em algumas reservas naturais portuguesas e espanholas. Temos muito que fazer se queremos apreciar estas e outras espécies.


Informação de cada animal europeu

A Àguia Real
A águia – real localiza – se geograficamente por uma grande parte do hemisfério norte. Na Europa encontra – se relativamente bem distribuída. Actualmente, a população europeia estima – se entre os 5000 e os 7200 casais nidificantes. Os demais casais distribuem – se nas serras da Peneda, Gerês, região do Tejo Internacional, Marão, troço médio do Guadiana e pontualmente noutras áreas. Alimenta – se de mamíferos, aves e répteis de tamanho médio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos. Na maior parte das situações, as principais presas consumidas são coelho, lebres e várias espécies de galiformes. Em cativeiro é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas. Pesa cerca de 3kg até 6,125 kg. Em liberdade é capaz de durar cerca de 32 anos e em cativeiro é capaz de durar 46 anos.

O lince Ibérico


  Localiza – se em Portugal e Espanha. Prefere os bosques e matagais mediterrânicos. Alimenta – se quase exclusivamente de coelhos - bravos, no entanto, também se alimenta – se de roedores e aves. Mede cerca de 80 até 110cm de comprimento, a sua cauda pode chegar até aos 13 cm. Pesa cerca até 13 kg.

O Lobo Ibérico
Localiza se no norte da península ibérica. Habita naturalmente em florestas. A sua alimentação é muito variedade dependendo da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região. As suas principais presas selvagens são os javalis, o corço, os veados. As suas presas domésticas mais comuns são as ovelhas, as cabras, os cavalos e as vacas. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra. Os machos são capazes de pesara cerca de 30 a 40 kg, enquanto que as fêmeas chegam até aos 35kg.

A lontra
A lontra habita na Europa, numa parte da América do norte, na Ásia e ao longo de toda a América do Sul, incluindo a Argentina e o Brasil. O seu habitat natural é associado a zonas húmidas. Como ribeiras, lagoas, albufeiras. As lontras possuem uma dieta maioritariamente constituída por peixe mas que pode incluir crustáceos, anfíbios, aves e alguns mamíferos consoante a sua disponibilidade e abundância no meio ambiente. Pode medir desde de 60 a 90 cm de comprimento, mais 35 a 47 cm de cauda. Pesa cerca de 6 a 10kg.

O Urso Pardo
Habita especialmente no Norte da América, na Ásia e na Europa. Os ursos pardos são encontrados desde florestas densas a pradarias subalpinas e tundra árctica. É um animal omnívoro. Como mel, frutas, insertos, pequenos animais e peixes. Raramente caça gamos, alces e outros animais. Pode medir desde 1m até 2.80 m. Pesa cerca de 80 a 600kg.

Sem comentários: