sexta-feira, 12 de março de 2010

O continente Asiatico

É no continente Asiático que se encontra um dos animais ameaçados de extinção mais conhecidos: o Panda Gigante.
As destruições do habitat natural dos animais, combinada com a poluição têm-se revelado uma mistura "explosiva". A verdade é que, se excluirmos a caça, estes dois factores são os principais responsáveis pela redução significativa de determinadas espécies animais.
Por outro lado, a caça intensiva - seja com vista à obtenção de peles para o mercado têxtil (Tigre, Leopardo, etc.); seja com vista à obtenção de partes dos animais para outros mercados (corno de Rinoceronte para a Medicina Tradicional, marfim de Elefante para o mercado de arte, etc.) ou ainda para consumo humano - tem-se revelado uma perigosa e inimiga de muitas espécies animais.

Informação de cada animal asiático

Leopardo das Neves
O leopardo das neves, habita nas montanhas dos Himalaias e nas montanhas do norte da china. Alimenta – se de presas que podem variar entre Yaks com cerca de 200Kg e veados almiscarados com cerca de 10 Kg, e de aves como o faisão ou então pequenas marmotas. Mede entre 1.50 de comprimento, a sua cauda tem cerca de 1 metro e 70cm de altura. Pesa cerca de 80kg e tem um período de gestação de aproximadamente 90 dias.

O Panda Gigante
O Panda Gigante habita principalmente nas florestas de bambu da região montanhosa da china. Alimenta – se exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu. Mede cerca de 1.50M e pode pesar cerca de 160Kg, tem um período de gestação que varia entre os 7 e os 9 meses e podem ter até duas crias. Os pandas têm uma longevidade de vida que varia entre os 10 e os 15 anos em estado selvagem, enquanto que em cativeiro a longevidade aumenta, podendo chegar até aos 30 anos.

O Panda Vermelho
O panda vermelho, é uma animal que habita principalmente nas árvores. Alimenta – se de erva, frutos, raízes e brotos de bambu, come também insectos crias de pássaros. Mede cerca de 35cm de altura, mede até 60 cm de comprimento, e a sua cauda tem cerca de 40 cm. Pode pesar até 4 kg. O seu período de gestação é de 90 a 150 dias.
O rinoceronte de Java
Localiza – se no sudoeste asiático: Indonésia e Vietname. O seu habitat natural são as florestas tropicais densas. Os rinocerontes preferem zonas com muita água e lama. Alimenta – sede bagas, sementes, folhas e frutas. Mede cerca de 1,50 m a talvez alcançar o 1,70 m de altura, o seu comprimento pode chegar até aos 4 m. o eu peso pode chegar até 1400 kg. O seu período de estação é de cerca 16 meses. Pode dura cerca de 35 anos.

Tigre
Localiza – se na índia, manchúria, China e Indonésia. O seu habitat natural foi a Sibéria. Desde ai espalhou – se pelas estepes geladas, florestas húmidas e bosques. Quanto aos hábitos alimentares, a sua alimentação é muito variada. Em geral devora cervos e outros herbívoros, mas quando estes faltam, podem alimentar – se de ursos, na Sibéria, e bovinos, na índia e Indonésia. Mede cerca de 1,42 m até 2,60m. a sua cauda pode atingir cerca de 1 m. A sua altura pode chegar até aos 100 cm. O seu peso pode chegar até aos 320kg.

Sem comentários: